quarta-feira, 6 de abril de 2011

Modo Manual

Se você já se considera um ótimo fotógrafo com sua câmera automática, talvez seja a hora de dar um próximo passo: fotografar no modo MANUAL.

Qual a diferença e as vantagens?

Com as câmeras digitais automáticas, chamadas de point n´ shoot, como o próprio nome sugere, o fotógrafo só precisa detectar a ação a ser fotografada e apertar o botão. A própria câmera faz uma leitura do ambiente em que se encontra e se encarrega de ajustar os controles necessários que regulam a entrada de luz para registrar aquela imagem. Geralmente este modo é denominado de AUTO, P ou, ainda, identificado por um símbolo de câmera.


Nos modelos de câmera point n´shoot, o fotógrafo não exerce nenhum controle sobre a câmera, a não ser definir o tipo de foto a ser tirada. Além do modo AUTO, a maioria das câmeras possui os modos: Paisagem, Porta-retrato, Ação/Esporte, Macro, Noite, Praia/Neve (os modos variam conforme o modelo da câmera). 

O Modo Manual selecionado.
O Modo Manual selecionado.
Já nas câmeras chamadas SLRs (single lens reflex) ou DSLRs (digital single lens reflex), usadas por fotógrafos profissionais e cada vez mais por amadores, além dos modos automáticos, existe o modo Manual. Neste modo, o fotógrafo possui total controle sobre a exposição luminosa que deseja conferir à sua foto, ajustando, conforme as condições de luz do ambiente, a velocidade do obturador (o clique) e a abertura do diafragma (abertura da lente para entrada de luz), além do controle da ISO (velocidade do filme ao reagir à luz, sendo que, quanto mais baixo este valor (o mínimo é 100) mais luz será necessária para a imagem ser registrada. Ao contrário, quanto mais alto o valor da ISO, mais rápido o “filme” reage à luz.
Assim, a foto será o resultado da combinação desses três fatores: velocidade (representado por valores1/xxx), abertura (representado pelo valor de F) e ISO.
Velocidade: 1/160, Abertura: F5, ISO: 800, Distância Focal: 95mm
Velocidade: 1/160, Abertura: F5, ISO: 800, Distância Focal: 95mm
Por hora, você já sabe que, para fotografar no Modo Manual, em primeiro lugar é preciso ter uma câmera DSLR. Existem inúmeras opções no mercado, basta escolher entre uma boa marca e um preço que você possa pagar. Comece a fazer esta pesquisa ou melhor, verifique se a sua câmera já não possui este modo, mas que você não havia reparado até então por não saber como usar. 
No modelo DSLR, o corpo da câmera e as lentes são separados.
No modelo DSLR, o corpo da câmera e as lentes são separados.
e então vc quer ter o controle da câmera em suas mãos  ou vai querer que ela comande vc ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua visita.
Esperamos que tenha sido agradável e proveitoso!
Beijo!