quarta-feira, 13 de abril de 2011

Diafragma e Obturador


O controle da luz, na captura da cena, se faz através do ajuste do tempo e da quantidade de luz a que o sensor é exposto.
     Dois dispositivos básicos, instalados em todas as câmeras, fazem este controle: o obturador, que controla o tempo de exposição (velocidade) e o diafragma, que controla a quantidade de luz (abertura). Conhecer o seu funcionamento é vital para entender a técnica de captura de imagens.
     É comum as pessoas utilizarem as suas câmeras apenas no modo automático, embora a maioria das câmeras compactas ofereça várias opções de ajuste, que podem ser usadas em situações específicas, onde os controles automáticos não garantem os resultados desejados.
     No passado, as câmeras de filme não se auto ajustavam. Era necessário regular a velocidade e a abertura. Com o passar do tempo, foram incorporados dispositivos eletrônicos que faziam a leitura das condições de luz e ajustavam, automáticamente, a velocidade do obturador e a abertura do diafragma. Com isso, muitas pessoas esqueceram ou deixaram de utilizar os controles manuais da sua câmera.
     Com a tecnologia digital, as câmeras foram equipadas com recursos que permitem fazer fotos em quase todas as situações de luz e com ótimos resultados.


Obturador e diafragma
      São os dois mecanismos fundamentais e necessários para controlar a luz que vai formar a imagem.
      O obturador controla a velocidade de exposição e o diafragma a quantidade de luz a que é exposto o sensor da câmera.
      No modo automático, ao apertar o botão disparador, medições e comandos são acionados e interpretados pelo programa da câmera para definir os ajustes apropriados para a cena focada. A velocidade e a abertura também fazem parte do rol de controles que são ajustados automáticamente.
      O modo automático funciona bem para a maioria das capturas. Entretanto, à medida que o fotógrafo vai aperfeiçoando a sua técnica, novos recursos precisam ser explorados.
      Ao avaliar as suas fotos, você vai se deparar com algumas imagens que não lhe agradam. São fotos tremidas, escuras ou claras demais, cenas em movimento que sairam borradas e aí por diante. O seu desafio, então, será descobrir quais os ajustes que você deve fazer na sua câmera para evitar cada um desses defeitos.


Vamos nos concentrar, primeiro, nos controles básicos: velocidade e abertura.

Velocidade
 é o tempo que decorre entre o abrir e o fechar do obturador, dando passagem à luz, que vai sensibilizar o sensor da câmera. Seria algo como o piscar do olho humano.



Abertura é o tamanho do orifício pelo qual passa a luz. Algo como a pupila do olho humano que se contrai quando há muita luz e se dilata quando diminui a intensidade da luz.

      A combinação destes dois controles é um dos recursos mais importantes na fotografia. Sabendo usá-los corretamente, você poderá ousar, criar efeitos e obter melhores fotos.
      A velocidade é definida em frações de segundo e segundos. Uma velocidade de 1/60s é um segundo dividido por 60, ou seja, um sexagésimo de segundo. Seria uma velocidade compatível com a condição de luz de um dia nublado, desde que o assunto focado não esteja em movimento. Já uma velocidade de 1/500s, seria ideal para assuntos com forte movimento, quando você deseja congelar a cena, sem a utilização de flash.
      A abertura é definida pelos números "f". Quanto maior o número "f", menor será o orifício que dá a passagem da luz. Uma abertura f:11 deixa passar menos luz que uma abertura f:5.6, por exemplo.
      Tomemos como exemplo uma cena em dia nublado. Partindo de uma combinação de 1/60s de velocidade e f:11 de abertura, como uma exposição ideal para a situação de luz presente, outras combinações poderiam ser utilizadas, mantendo a mesma luminosidade da imagem, porém, criando outros efeitos desejados, como veremos adiante. Uma combinação alternativa seria modificar a velocidade para 1/100s e o número "f" para f:8 e assim por diante.


      Vamos deixar de lado o modo automático e explorar alguns ajustes, presentes na maioria da câmeras, relacionados a velocidade e abertura.





      O modo "P", que é o automático programado. A câmera faz a medição e encontra uma relação velocidade X abertura ideal. Neste momento, você pode interferir e selecionar uma outra relação mais adequada para a sua cena.
      O modo "Tv", prioriza a velocidade (Tempo de exposição). Você fixa a velocidade e o programa da câmera determina a abertura ideal. Se você estiver fotografando algo em movimento, então você precisará de uma velocidade mais alta, acima de 1/250s, por exemplo.
      O modo "Av", prioriza a abertura. Você fixa a abertura e o programa da câmera determina a velocidade ideal. Quanto mais fechada a abertura (f:16, por exemplo), maior será a profundidade de foco, isto é, você conseguirá deixar nítidos vários planos, como uma fila de crianças, fotografada de frente ou em diagonal. Numa outra situação, você poderá querer desfocar o fundo, ao fotografar uma pessoa, para destacá-la. Neste caso, deverá utilizar uma abertura mais aberta (f:4, por exemplo).
      No modo "M" (Manual), você vai ajustar tanto a velocidade quanto a abertura, manualmente. Este modo pode ser utilizado para padronizar a luminosidade de uma sequência de imagens sob mesma condição de luz.
      De acordo com a marca e modelo de câmera, os símbolos adotados podem ser diferentes dos citados. Recomenda-se, sempre, a leitura do manual da câmera, onde você poderá verificar quais as opções de ajustes disponíveis e o seu funcionamento.
      À partir daí, basta treinar, testando cada opção, anotando e conferindo os resultados obtidos.

Um comentário:

  1. A-D-O-R-E-I o post. Muito bom.
    Recomendo que façam um sobre Lomography. É um assunto simples mas rico, e ainda nesse campo da fotografia. =)

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua visita.
Esperamos que tenha sido agradável e proveitoso!
Beijo!