terça-feira, 5 de abril de 2011

Cine-T

Quando vemos um filme, pensamos o quanto de realidade existe alí. E a proporção de choque emocional está relacionado com esta quantidade. Por isto, ao assistir o documentário LIXO EXTRAORDINÁRIO, ficamos sem palavras, é possível sentir a realidade dos 2000 profissionais que vivem de catar "material reciclável", já que "lixo é aquilo que não tem aproveitamento." (Tião Santos, presidente do sindicato dos catadores de Gramacho, em entrevista no programa do Jô Soares.)

Entretanto, o quanto você, cidadão carioca, sabe sobre esta história?
O lixo do município do Rio de Janeiro vai para o aterro sanitário de Jardim Gramacho, o maior aterro do mundo! Hoje ele está saturado e há uma correria para encontrar outro local para armazenar todo este resíduo. A alternativa está em fazer um novo aterro em Seropédica, em um terreno acima de um aquífero. Ele já está em construção e começa a funcionar em março, segundo o jornal online O Globo.
Isto visto, agora podemos pensar em outro detalhe: e estes trabalhadores do antigo aterro?

O documentário ocupou suas vidas por um período, mas eles sabem os riscos que vivem nesta profissão e, pior, o risco SEM ela. É interessante assistir ao documentário e parar pra pensar que é necessário separar nosso lixo e incentivar estes trabalhadores a criar cooperativas que reciclem, assim eles continuarão com a missão que é totalmente digna de aplausos.

Segue o trailer.


Beijos
Thamara M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua visita.
Esperamos que tenha sido agradável e proveitoso!
Beijo!