domingo, 24 de abril de 2011

Livros, pra que te quero!

     Ontem, dia 23 de abril foi o Dia Mundial do Livro!
     Essa data foi escolhida pela UNESCO por coincidir com o mesmo dia da morte de grandes autores, como Miguel de Cervantes, Garcilaso de la Veja e até mesmo William Shakespeare! E o que é mais curioso, todos no mesmo ano: 1616!
     Mas essa data também bate com mortes e nascimentos de outros autores em outros anos. Que coisa, não?

 
     Os primeiros livros eram umas espécies de tábuas feitas de argila ou mármore que continham símbolos antigos, a primeira forma de escrita criada milênios a.C.
     Em seguida vieram os cilindros de papiro(feito a partir de uma planta de mesmo nome), que era desenrolado conforme fossem sendo lidos.
     Depois surgiram os pergaminhos(criados a partir de couro animal), que mais tarde deixariam de ter enrolados e assumiriam uma compilação de páginas, o códice.
     O papel substituiu o pergaminho na Idade Média, mas nessa época, a invenção mais importante foi a impressão feita com blocos de madeira, que tranferiam a tinta para a folha de papel.


     A forma de impressão com equipamentos de maior tempo de vida útil veio na Idade Moderna e o primeiro livro a ser fabricado desta forma foi a Bíblia Sagrada em latim.
     E conforme o tempo foi passando foram surgindo os romances, novelas e almanaques, etc.


   Esse formato em papel foi durando até chegarmos aos tablets, mas isso eu já expliquei em outro post!

     Curte aí essa animação feita com livros:

(Fonte Vídeo)

     Obs.: Atualmente, a Bíblia é o livro mais vendido do mundo e, aliás é de lá que ficou conhecida a história que estamos comemorando hoje: a Páscoa – a ressurreição de Cristo!

     Então pra todos vocês, o Artexpansive deseja uma ótima Páscoa!

     Beijocas!

     “Leia e ilimite-se.”

     Lally Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua visita.
Esperamos que tenha sido agradável e proveitoso!
Beijo!