quarta-feira, 23 de março de 2011

Tipos de Câmeras Digitais

Olá galera eu sou Maykon Sousa fotografo como amador a cerca de 3 anos e agora estou entrando aos poucos no profissionalismo nesse ano de 2011, eu sempre fotografei mais shows e o cotidiano então estaria aqui para compartilhar com vocês tudo que possível sobre fotografia amadora e profissional e espero expandir um pouco o conhecimento de vocês.
Tipos de Câmeras Fotográficas
Existe no mercado uma infinidade de opções de câmeras fotográficas, o que deve confundir o fotógrafo iniciante. Tentaremos ajudá-lo a encontrar o equipamento que melhor se adeque às suas necessidades ( e ao bolso, claro). Normalmente se tenta classificar as câmeras em profissionais e amadoras, mas as opções de recursos são tantas que classificá-las assim não é tão fácil.
Uma câmera compacta, também chamada câmera aponte-e-dispare, é uma câmera fotográfica desenvolvida para operação simples. Ela possui lente fixa com foco automático ou modos de foco e exposição pré-definidos. Diferentemente das câmeras SLR, onde a imagem do visor é identica àquela que passa através da lente primária até o filme ou sensor, as câmeras compactas possuem um visor paralelo, onde a imagem vista pelo fotógrafo, não é a mesma.




DSLR é a sigla em inglês para digital single-lens reflex, que em uma tradução livre seria "câmera digital de reflexo por uma lente". Isso quer dizer que a DSLR é a versão digital para as antigas câmeras de filme SLR, em que a luz passa apenas pela lente antes de chegar no sensor — ou no filme, no caso das câmeras tradicionais.


Isso tudo fica muito complicado em linguagem técnica, mas em tese a única diferença de uma câmera DSLR para uma câmera digital compacta (as câmeras digitais comuns) é o seu funcionamento. Ao invés da imagem ser capturada por um sensor e assim ser reproduzida numa tela de LCD atrás da câmera, a imagem é refletida por um espelho direto para um visor. Na hora de tirar a foto, esse espelho se recolhe e o sensor captura a imagem.
Além disso, as DSLR oferecem muito mais possibilidades de ajustes que uma câmera comum — atributo somente válido para quem entende um pouco mais de fotografia. As lentes também são de melhor qualidade, e essas câmeras possibilitam o uso de acessórios como flashes externos.


Pra um começo é bom saber qual tipo de câmera é melhor para o que você quer com a fotografia. E então já escolheu a sua?
Até a próximo post no qual irei tratar sobre melhor maneira de segurar sua câmera na hora de fotografar.

5 comentários:

  1. Maykon, ficou ótimo!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Maykon,
    bela estréia.
    Escolher qual comprar é muito difícil, já que atualmente temos muitos modelos diferentes.
    Tenho uma semiprofissional desde 2009, a H-50 da Sony, quero comprar outra melhor. Adoro esta, mas sei que quanto melhor a câmera, melhor irei fotografar. rs BRINCADEIRA.
    Qual é a sua câmera?

    bjs

    ResponderExcluir
  3. thamara eu comprei a minha a pouco tempo
    estou com uma CANON T1i 500d de 15megapixel
    uma lente kit 18-55mm
    mas to querendo comprar uma lente 50mm, por ser mais clara
    mas a aua camera parece ser boa pelas minhas pesquisa, mas com uma profissional na mão vc vai sentir muita diferença, rs

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Legal, Maycon!
    Meu pai é fotógrafo, mas tecnicamente sou uma leiga no assunto!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Maikon! É exatamente sobre isso que queria ler hoje. Queria que você fizesse um post sobre câmeras simples (não profissionais). Tô querendo comprar uma câmera que fotografe bem principalmente à noite, isso os vendedores não informam bem.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua visita.
Esperamos que tenha sido agradável e proveitoso!
Beijo!