domingo, 27 de março de 2011

The Book is on the table! Ou, “The book in in the TABLET”???

     Nem os Geeks podem ter desculpa pra ler um bom livro!
     Pra quem achava que tecnologia e literatura estavam desconectados, acabou se surpreendendo com o lançamento dos Tablets no mercado no início do ano passado!


     O Tablet PC, ou só Tablet se preferir, é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que possui uma tela touchscreen e tem como o dispositivo de entrada principal a ponta dos dedos ou uma caneta, em vez de um teclado ou mouse. Pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos e o mais inesperado: para leitura de livros! Foi aí que se adotou o termo “E-book”, ou “Livro eletrônico”.



     Será esse o fim do papel? Não conte com isso... Apesar de colaborar com o planeta com a diminuição do corte de árvores, os E-books dependem de energia para serem utilizados. E todo mundo sabe o que essa 'necessidade elétrica' tem feito ao planeta.
     Mais um ponto ruim é o de terem uma vida bem mais limitada, já que sendo dispositivo eletrônico, ele tende, em poucos anos, – mesmo com cuidados e suporte técnicos – vir a deixar de funcionar.
     Porém, não quer dizer que eles não possam coexistir com o livros tradicionais não é mesmo???



     Afinal, se pelo menos forem substituídos pelo livros didáticos, livrará vários estudantes daquela famosa dor na costas provocada pelo peso dos livros na mochila!

     Então se liga: eletrônicos ou tradicionais, os livros fazem muito bem quando adaptados ao cotidiano!
     Leia e ilimite-se!

     Até o próximo post!
     Bjks! (Licença poética para escrever desse jeito!)

     Lally Reis

6 comentários:

  1. realmente os tablets chegaram pra ficar
    em todas as areas de trabalho e estudo
    eles ajudam muito
    queria ter uma tablet pra mostrar meu portifolio de todos pra todos seria mais facil
    mas ainda estao caros aki no brasil

    otimo post

    ResponderExcluir
  2. O maior problema dos livros eletronicos (web books ou e-books. Chame como quiser rsrss) são as grandes editoras que possuem a maior parte dos direitos autorais.

    Eles ainda não aceitaram o formato. As poucas que ainda vendem esse formato estão cobrando o mesmo preço que um livro de papel.

    O que perde um pouco o sentido de comprar um IPad de R$ 1.500

    ResponderExcluir
  3. Lally,
    adorei! Pena que não tenho grana pra comprar um.
    Mas ficaria feliz se alguém quiser me dar de presente de aniversário. ahuahuauhahu

    Vou assumir, prefiro a leitura no livro de papel. Usar a tela virtual pra leitura cansa a vista.

    Beijos
    Thamara

    ResponderExcluir
  4. Chata!
    Confesso que eu não sou muito fã dessa coisinha chamada Tablet... No meu caso rola toda uma química entre Camila e o livro. Gosto de senti-lo e de poder marcar a página que pari com um marcador.

    Amei o post, Chatally.

    :D

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Maycon, os Tablets realmente possuem essa vantagem de ser multifuncional. No seu caso, como fotógrafo, seria mesmo muito vantajoso poder mostrar seus trabalhos na hora que desejasse, sem ter que precisar mandar e-mails e tal... E eu acredito que mais pra frente o preço diminua e seja mais fácil adquirir um! (Eu também quero!)

    Rafael, o fator dos Direitos Autorais é realmente complicado, mas creio que a tendência é que o custo caia conforme esse meio fôr sendo difundido.

    Thamara e Camila, também acho que a química do livro tradicional seja incomparável! Mas é interessante saber que há meios alternativos para que a literatura não se perca com esse "Bum" de tecnologia que estamos vivendo. Quem sabe, no futuro surjam livros em holograma?! XD

    Em suma, o importante é não deixar de ler!

    Obrigada pelos comentários!
    E voltem sempre!

    Lally Reis

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua visita.
Esperamos que tenha sido agradável e proveitoso!
Beijo!