quinta-feira, 12 de maio de 2011

Para que serve o ISO da sua câmera ?

Nas máquinas fotográficas, tanto digitais quanto analógicas, os filmes são medidos em ISO ou ASA, que na verdade não passa de uma nomeclatura para determinar qual sua sensibilidade em relação a captação de luz. Captação essa que é diretamente influenciada pela qualidade de produção das lentes, abertura (diafrágma ou apenas aquele f que tem na lente) e a velocidade de disparo. 
As velocidades de disparo podem variar de máquina para máquina, mas há um intervalo que se mostra constante a praticamente todas elas. Esse intervalo fica entre 30~1000, ainda podendo contar com o modo B, onde a velocidade vai depender de quanto tempo a pessoa segure o botão de disparo. Então com esse recurso pode-se fazer fotos com um filme de baixa sensibilidade (50, 64 ou 100) onde dependendo da velocidade a foto pode ficar como um borrão ou apenas um rastro da imagem captada. Os valores para a velocidade variam entre 30~90 (baixa velocidade), 125~500 (rápida) e acima disso, tudo que for fotografado vai inevitavelmente ficar "congelado". Na prática, acima de 125 a imagem já fica congelada e abaixo dela, vai ficando cada vez mais borrado.
Os valores para a abertura são inversamente proporcionais à quantidade de entrada de luz na objetiva. Então, podemos notar que quanto menor (mas como é inversamente proporcional ao número, se diz maior) a abertura (1.0 equivale ao olho humano) maior a quantidade de luz que vai ser captada pelo filme (no seu caso, o sensor CCD). Grandes aberturas vão de 1.0 (apenas por encomenda direto com o fabricante) até 4.5, médias de 5.6 até 8.0 e acima disso se diz que a lente é muito escura e esses valores podem ir teoricamente até 64 e 32 na prática.
Em vias gerais, o ISO 100 é utilizado para condições onde a luz é abundante e a relação entre abertura e velocidade está correta. Nas convencionais, essa relação pode se dar pela abertura 5.6 e a velocidade 125 dependendo das condições de tempo, no horário entre 08:00 e 14:00, mas nada impede que se utilize uma velocidade, abertura ou ISO diferente nesses horários, tudo vai depender de como a pessoas quer produzir as fotos. 
Se por uma acaso, a pessoa utilizar um ISO 100 com abertura 2.8 e velocidade 250 porto das 12:00, a imagem vai ficar superexposta. En termos "leigos" vai ficar muito clara ou vai queimar (sensibilizar) tanto o filme que não vai aparecer imagem alguma. Se for o contrário, ISO 100 com abertura 16 e velocidade 125, vai ficar subexposta e pode ficar muito escura ou não aparecer imagem alguma. 

Agora, que espero já ter te passado o básico de fotografia, acredito que posso falar dos ISO's que você têm na máquina e qual seria a melhor utilização para eles. 
De forma mais direta, podemos dizer que quanto menor o ISO, melhor a qualidade da imagem (tanto nas digitais quanto nas analógica) mas, mais sensível a luz ele é. O ISO 100 seria para manhã até umas 14:00 dependendo das condições do tempo, ISO 200 para a parte da tarde e o ISO 400 para até umas 17:30 ou 18:00, mas novamente afirmo, isso vai depender de como estiver o tempo (muito claro ou muito escuro). Mesmo assim, nada impede que você "brinque" um pouco com as relações de velocidade, abertura e ISO da sua máquina para fazer fotos mais artísticas ou mais documentais. 
Isso não é regra, apenas uma base para se trabalhar a sensibilidade em relação às condições do tempo. 

Fazendo um trocadilho, imagine a máquina fotográfica como sendo um computador, onde você pode brincar com as configurações dele para fazer as tarefas que você quer da forma mais fácil 
Brinque com as configurações dela, mas não deixe de ler o manual, pois quase sempre ele informa alguma coisa que passou desapercebido ou que a pessoa não está sabendo como fazer. 

Um comentário:

  1. Olá
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog.
    Meu nome é Raquel e sou responsável por parcerias de diversos sites e gostaria de lhe convidar para ser nosso parceiro também, possuímos diversos sites relacionados a mais de 30 tipos de categoria como: moda, automóveis, maquinas, imóveis, eletrônicos etc, todos com ótimos posicionamento no Google e grande número de acessos onde poderíamos trocar links, um dos nossos sites que inclusive é relacionado a esse post é esse.
    www.maquinas-fotograficas.com

    Lembre-se esse é apenas um dos sites que possuímos temos outros diversos para parceria.
    Vamos conversar mais a respeito.
    email: raquelmoreira100@gmail.com
    Msn: raquelmoreira1000@hotmail.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua visita.
Esperamos que tenha sido agradável e proveitoso!
Beijo!